Prêmio Langmuir
Em comemoração ao Centenário do Modelo de Langmuir para Adsorção sobre Sólidos, o XIII Encontro Regional de Catálise: MG, PR e SP irá premiar os melhores trabalhos: pôster e oral.
Inscreva-se!
Modelo de Langmuir para Adsorção sobre Sólidos
Irving Langmuir, pesquisador norte-americano graduado em Engenharia Metalúrgica, concluiu seu doutorado em Físico-química na Alemanha, em 1906.
Em 1909 foi contratado como pesquisador na empresa de Thomas Edson (General Electric), dedicando-se ao desenvolvimento de lâmpadas com filamentos incandescentes, usadas até recentemente na iluminação doméstica. Sua pesquisa envolveu o aquecimento de filamentos metálicos sob a atmosfera de vários gases, entre eles o hidrogênio.
Em setembro de 1918, há exatos 100 anos, baseado nos resultados com o hidrogênio, Langmuir publicou sua teoria sobre a quimissorção de gases e a dissociação molecular sobre superfícies metálicas. A importância de seu modelo se reflete no número de vezes em que foi citado por outros autores: em mais de 10.000 publicações.
Em 1921 Langmuir propôs a aplicação de seu modelo a reações entre duas moléculas sobre uma superfície sólida. Essa teoria foi desenvolvida em 1926 por Cyril Hinshelwood aplicando-a ao estudo cinético de reações heterogêneas gás-sólido, conhecido como modelo de Langmuir-Hinshelwood.
Em 1938, Brunauer, Emmett e Teller ampliaram o modelo de Langmuir de modo que permitisse a formação multicamadas, explicando dessa forma o comportamento de sistemas onde ocorria a condensação de gases sobre superfícies sólidas. Esse modelo é conhecido amplamente como modelo de BET.
Langmuir continuou pesquisando na empresa General Electric até a conclusão de sua carreira científica, em 1950, falecendo em 1957 aos 76 anos.
Dilson Cardoso, Departamento de Engenharia Química da UFSCar
Em 29 de agosto de 2018.
A importância da sua teoria para o estudo de interações de gases com superfícies sólidas lhe valeu a concessão de vários prêmios, entre eles o Prêmio Nobel de Química em 1932.